Confederação Brasileira de Surf mescla experiência com trio de seus mais jovens campeões
François Laplace
Depois de duas vitórias exclusivas da Austrália entre as oito equipes classificadas nas edições anteriores, o Brasil, campeão individual com Michael Rodrigues em 2013, agora quer o título por países no ISA China Cup, primeiro de dois eventos no Hainan Wanning Riyue Bay International Surfing Festival ISA, em Wanning, Ilha de Hainan, entre os próximos dias 23 a 28 deste novembro.

Luan Wood (BRA)
O festival de uma semana apresenta a seguir o Hainan Classic, evento quatro estrelas do ASP Qualifying Series, que também será prestigiado pelo quinteto Bruno Galini, baiano “alternate”, os paulistas Deivid Silva e Renato Galvão, Luan Wood, catarinense, e Elivelton Santos, da Paraíba, estes dois últimos respectivamente o atual campeão e vice Sub-18 da International Surfing Association (ISA)
Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS) se mostra confiante de que esse modelo de cinco atletas para quatro vagas vai valorizar ainda mais a participação brasileira e aumenta as chances de se voltar com o inédito título entre as oito seleções que participarão.
Feras
O paulista de Ubatuba Renato Galvão é o mais experiente e chega respaldado por dois títulos brasileiros de elite, o baiano de Ilhéus Bruno Galini além de terceiro lugar nacional ainda é o mais novo baiano campeão regional profissional.
Deivid Silva, do paulista Guarujá, esse ano sucedeu Luan Wood, no Sub 20 Sul-americano da ASP, enquanto Elivelton Santos, além de vice-campeão mundial Júnior unificou no circuito brasileiro 2014 da CBS esse título Sub 18 com o Open, o que não acontecia desde 2004 quando o catarinense Willian Cardoso fizera o mesmo.
No feminino as paulistas Luana Coutinho e Camila Cassia serão as representantes do Brasil.
As oito equipes nacionais selecionadas são: África do Sul, Austrália, Peru, Brasil, Panamá, Costa Rica, Argentina, e pela primeira vez a China. Cada Seleção novamente irá incluir quatro melhores homens e duas mulheres por país, que irão competir em equipe e individual por medalhas e a honra de representar suas nações, sete delas que foram as melhores do ISA Games 2013 no Panamá.
A Austrália tem as duas únicas medalhas de ouro no ISA China Cup em 2013 e 2012. Os melhores individuais anteriores foram Philippa Anderson, da Austrália, que venceu o feminino em 2013 e Sofia Mulanovich do Peru em 2012. Entre homens, Michael Rodrigues, cearense bicampeão Open CBS (2011 E 2012), ganhou o ouro em 2013 depois do australiano Heath Joske em 2012.
Qualifying
Após a conclusão do ISA China Cup, o Surfing Festival Internacional continuará com o clássico Hainan de novembro 25-28, a ISA confirmou terá pelo terceiro ano evento quatro estrelas do ASP Qualifying Series com premiação total de noventa e cinco mil dólares . Esta competição histórica será o terceiro evento do ASP na China, produzido pelo ISA, e conta para Qualifying Series Masculino Ranking ASP. Caio Ibelli foi coroado vencedor do clássico Hainan, em janeiro de 2013. Seu início vitorioso o levou a sua melhor temporada ASP já no ano passado. Em 2012, o irlandês Glenn Hall foi coroado vencedor do evento. Sua vitória no início da temporada o colocou para se qualificar para um lugar no 2013 ASP World Championship Tour. O ISA está esperando um campo de 96 atletas, incluindo um número de surfistas locais chineses.
“A Association of Surfing Professionals (ASP) está animada para mais uma vez estar a trabalhar com a ISA e o grupo Womei de mídia para oferecer uma oportunidade fantástica na parte de trás deste ano para o público chinês, maior da Ásia e os surfistas internacionais, que irão competir para ganhar valiosos pontos no ranking e prêmio em dinheiro para ajudar a configurar as suas campanhas de 2015 para se qualificar para o ASP World Championship Tour (WCT) “, disse o gerente ASP Australasia Geral Dane Jordan.
Jordan continuou: “As ondas em Riyuewan são de classe mundial em seu dia e este evento vai dar aos surfistas locais chineses à chance de acumular alguns pontos no ranking e testar-se contra alguns surfistas experientes competitivos e os melhores juniores de todo o mundo.”.